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VENTO / WIND : estudos sobre a leveza / studies of lightness

Na vida, tudo aquilo que escolhemos e apreciamos pela leveza acaba bem cedo se revelando de um peso insustentável.   In life, everything we choose and appreciate by its lightness early becomes an unsupportable weight.   Ítalo Calvino

 

“Vento – estudos sobre a leveza” é uma performance sensivelmente criada, a partir, da percepção do corpo em relação ao vento e dos estudos sobre o conceito de LEVEZA apresentado por Italo Calvino no livro “Seis propostas para o novo milênio”.

Em cena duas mulheres, dois homens e quatro velas de paraglider (equipamento de vôo livre) de 12 metros de comprimento dançam, performam, interagem e nas suas tentativas de tornar visível a presença do ar, criam uma sintonia ,entre corpo, objeto e natureza .

Em “Vento – estudos sobre a leveza” buscamos estados de ânimo, movimentos, cenas e interações que tornem visíveis as sutis transformações do vento e o ritmos internos e externos dos intérpretes, criando pequenos instantes de suspensão que deflagrem no público outros sentidos e percepções.

No corpo trabalhamos a idéia de leveza sempre em contraponto ao peso, mas como Calvino, sairemos em defesa da leveza, buscando revelar as diversas matizes do vento e seus paralelos com as emoções e sensações dos bailarinos.

Ao contracenar com um objeto cênico de grande proporção desejamos re-elaborar estéticamente seu uso formal criando outras leituras e desdobramentos e assim estabeler interfaces com a performance e com a instalação. O objeto como extensão do corpo, como elemento poético, como cenário, como um organismo que reage e que propoe situações e interações aos intérpretes estabelecendo um ambiente cênico vivo e portanto efêmero remetendo ao ritmo natural da vida com sua transformação inexorável, lenta, bela e permanente.

 

Wind – studies of lightness” is a performance which has been sensibly created from the perception of the body and its relation with the wind as well as the studies of LIGHTNESS presented by Italo Calvino in his book “Six Memos for The Next Millennium”.

Two women on stage, a two men and a four 12-meter parafoil (free flying equipment) dance while trying to make the air visible, creating harmony between body, object and nature.

In “Wind – studies of lightness” we seek the emotional states, movements, scenes and interactions which make the wind’s subtle transformations visible to the audience as well as the internal and external rhythms of the interpreters, creating little moments of suspension, creating different feelings and perceptions in the audience.

On the body, we work the idea of lightness as the weight’s counterpoint but, as Calvino, we will support the lightness, willing to reveal the hues of the wind and the correlations between them and the dancers’ emotions and sensations.

When costarring with a huge object in the scene we want to recreate, aesthetically, its formal usage, creating new ways to see things and establish the interfaces between the performance and the art piece. The object as the body’s extension, as a poetic element, being used as the scenario, an organism which reacts and provides situations and interactions with the interpreters, creating a live scenic environment and therefore ephemeral, referring to the natural rhythm of life with its inexorable, slow, beautiful and permanent transformation.