Cia Artesãos do Corpo  (Foto: Fábio Pazzini)
Cia Artesãos do Corpo  (Foto: Fábio Pazzini)
Cia Artesãos do Corpo  (Foto: Fábio Pazzini)
Cia Artesãos do Corpo  (Foto: Fábio Pazzini)
Cia Artesãos do Corpo  (Foto: Fábio Pazzini)
Cia Artesãos do Corpo  (Foto: Fábio Pazzini)

ANTES DO PRESENTE

Antes do Presente, a mais recente criação da Cia Artesãos do Corpo, celebra os 25 anos de existência do grupo trazendo para o palco um mergulho no universo da Arqueologia através do despertar do corpo, do espirito, da curiosidade, do tempo que resta, da parte que falta.

Lacunas, vestígios e vazios, buscam traduzir no corpo uma ideia de temporalidade fluida onde passado, presente e futuro são borrados e onde as fronteiras e territórios revelem delimitações flexíveis.

Dançar a partir dos ossos, a partir das memórias, dos apagamentos e do que está profundamente enterrado, talvez descansando, à espera de ser descoberto e manifestar no presente a ideia de “futuro ancestral”, proposto por Ailton Krenak e apresentando no aqui agora numa dança que evoque a memória e projete outros tempos.

Para além da espetacularização, dos estereótipos e dos interesses políticos, fomos ao encontro da arqueologia em seus vários aspectos: nos céus, nas profundezas da terra, na superfície bem ao alcance do olhar e, por que não, na trajetória da própria Cia. Artesãos do Corpo e em seus artefatos poéticos e cênicos atualizados e revisitados nessa criação.

Nos encantamos com aqueles que se debruçam nas Terras Pretas da Amazonia, com aqueles que buscam incansavelmente artefatos em meio ao sol e areias escaldantes e ainda, com os que passam anos pesquisando em cavernas. Aqueles que através dos telescópios buscam no céu profundo o brilho de uma estrela que talvez nem mais exista: paciência, esperança, mistérios, arte, vazio, o silêncio profundo dos túmulos e das pedras, inocência e imaginação.

Um pedaço de madeira, osso, um caco de cerâmica, enterrados ou espalhados pelo chão nos ensinam muitas coisas sobre nós mesmos, sobre o passado e revelam o futuro, como por milagre.

Antes do Presente já tínhamos o futuro! 

 

Ficha técnica:

Direção: Mirtes Calheiros
Elenco: Dawn Fleming, Ederson Lopes, Fany Froberville, Hiro Okita, Leandro Antonio e Mirtes Calheiros
Pesquisa Musical e Sonoplastia: Marcelo Catelan
Luz: Carlos Gaucho
Figurino: Miko Hashimoto e acervo Artesãos do Corpo
Arte Gráfica: Bruno Pucci
Residência “Arqueologia do Sensível”: Toshi Tanaka
Fotos: Fabio Pazzini
Cerâmica: Beth Lima
Cenografia e objetos: núcleo artístico Artesãos do Corpo
Registro em vídeo: André Cruz – Captura Filmes
Audio-Descrição: Ver com Palavras
Projeções – Vídeos: Ederson Lopes
Vídeo com esculturas de Mimmo Paladino. Citações: Bob Dylan, Patti Smith e Lee Ufan
Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta
Ações em mídias sociais: Portal Mud
Produção e Administração: Ederson Lopes