Olhar Urbano 1 - Divulgação
oLHARuRBANO_IsabelFidalgo_16
oLHARuRBANO_IsabelFidalgo_17
Olhar Urbano 6
Olhar Urbano 8

Olhar Urbano

A dança está lá, mas não se vê, se pressente. Os corpos dos quatro intérpretes se deslocam ora lentamente, ora estabelecendo novos diálogos com a arquitetura local. Revelam detalhes do espaço até então despercebidas associações inimaginadas.

Longe da segurança do palco o corpo cria uma coreografia onde o risco e o inesperado estão presentes, tornando cada apresentação uma construção inédita. As pessoas que assistem Olhar Urbano constroem junto conosco inúmeros significados, se identificam com os corpos dos intérpretes e recriam a cidade a cada novo olhar.

Fonte e resultado da pesquisa do espetáculo “Espasmos Urbanos”, criado a partir de pesquisas na Av. Paulista, essa instalação utiliza uma mudança no ritmo da rua para propor uma reflexão sobre a pressa e a velocidade que é imposta dia-a-dia nos impedindo de estarmos presentes na vida e de sermos indivíduos atuantes no cenário cosmopolita e não só mais um número.

A estrutura da instalação Olhar Urbano consiste no deslocamento o mais lento possível dos intérpretes em espaços diversos, sem impedir a passagem das pessoas/ público. Num jogo lúdico criam-se solos, duos, trios e o grupo todo e a dança surge a partir de movimentos inusitados e os intérpretes buscam a poesia na interação com o espaço, com outro intérprete e com a “platéia”, que experimenta diferentes níveis de observação: parcial, total ou como um integrante da instalação.

Olhar Urbano propõe uma nova poética para o espaço/tempo cosmopolita e se configura como um ponto de interrogação vivo, diante da desvalorização dos pequenos detalhes e depoimentos, perante a mercantilização do humano.

fotos: Fábio Pazzini